Visão turva: repentina ou crônica deve ser avaliada para evitar piora

O que pode ser?

 

Imagem: iStock

 

Cristina Almeida

Colaboração para Viva Bem

11/01/2022 04h00

A visão turva se caracteriza pela perda da capacidade de ver nitidamente uma imagem, inclusive seus pequenos detalhes. Essa alteração visual também pode ser descrita como a dificuldade de enxergar de longe, de perto, ou mesmo reconhecer rostos, placas, e inclui ainda a redução da visão central ou periférica, ou seja, aquela que está fora do nosso foco central.

Esse sintoma pode acometer os dois olhos ao mesmo tempo ou apenas um deles, manifesta-se em homens e mulheres igualmente, inclusive crianças, e pode aparecer de repente ou durar no tempo. Em ambos os casos, é imprescindível buscar ajuda especializada o quanto antes porque, algumas doenças a ele relacionadas, quando não tratadas, podem levar à perda irreversível da visão.

Como possui causas variadas, o tratamento da visão turva dependerá da sua origem. Na maioria das vezes, porém, a estratégia terapêutica inclui o uso de medicamentos orais ou locais (colírios, laser, etc.), correção óptica por meio do uso de óculos ou lentes de contato, cirurgia, como a correção da catarata, além do controle de doenças como o diabetes.

Fonte:  https://www.uol.com.br/vivabem/doencas-de-a-z/visao-turva-repentina-ou-cronica-deve-ser-avaliada-para-evitar-piora.htm