Historia de posgrado
O Programa de Pós-Graduação em Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço (PPG-OFT/ORL/CCP) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) oferece os cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico desde 2003.
Desde os primórdios da pós-graduação em OFT/ORL/CCP, iniciada em 1970, a FMRP-USP cumpre a missão de formar profissionais altamente capacitados a exercerem atividades de docência e à pesquisa, e replicar suas ações em núcleos de ensino e pesquisa, sejam elas no setor público ou na iniciativa privada. Professores e pesquisadores egressos e espalhados nas melhores instituições de ensino e pesquisa do Brasil e mundo afora atestam isso. O nosso PPG tem o objetivo de produzir conhecimento científico e tecnológico qualificado, caracterizados por inovação e avanços no conhecimento médico-científico, em busca de impactos positivos na sociedade, e repercussão nacional e internacional.
O PPG envolve as áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço, gastroenterologia e fonoaudiologia. Ressalta-se a característica de enorme multidisciplinaridade e a natureza clínica e cirúrgica do PPG-OFT/ORL/CCP, com interfaces junto a ciências farmacêuticas, saúde pública, desenvolvimento de equipamentos, pesquisa experimental e outras áreas das ciências da saúde. Diante disso, uma de nossas vocações formativas é a busca de conhecimentos aplicados à prática clínica, e que tenham envolvimento multiprofissional.
Os cursos de mestrado e doutorado de nosso PPG estão estruturados sob duas grandes áreas de concentração (AC) relacionadas ao segmento cérvico-facial («Mecanismos Fisiopatológicos dos Sistemas Visual e Audio-Vestibular» e «Morfofisiologia das Estruturas Faciais»), alinhadas em 6 linhas de pesquisa (LP), e que contém 21 projetos de pesquisa (PP). A organização das AC com as diferentes LP e PP está estruturada conforme o organograma abaixo:
1) Mecanismos Fisiopatológicos dos Sistemas Visual e Audio-Vestibular (AC)
- a) Anatomofisiopatologia do Sistema Audio-Vestibular e suas Conexões (LP)
Projetos de Pesquisa Vinculados:
- Aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos e terapêuticos relacionados à surdez
- Condicionantes periféricos da oculomotricidade
- Plasticidade auditiva em pacientes portadores de implantes cocleares
- b) Anatomofisiopatologia e Terapêutica dos Segmentos Anterior e Posterior do Olho (LP)
Projetos de Pesquisa Vinculados:
- Alterações ópticas e teciduais relacionadas a facoemulsificação
- Angiogênese das doenças vasculares no bulbo ocular
- Avaliação diagnóstica, fisiopatológica e terapêutica do segmento posterior do olho
- Avaliação fisiopatológica e terapêutica da glândula lacrimal e superfície ocular
- Fatores inflamatórios e de remodelação tecidual no segmento anterior do olho
- c) Aspectos Clínicos e Epidemiológicos dos Fatores Condicionantes das Deficiências Visual (LP)
Projetos de Pesquisa Vinculados:
- Agentes biopatogênicos e perda visual
- Condições nosológicas e baixa visual comunitária
- Fatores imunogenéticos das doenças oculares
- Investigação de fatores condicionantes da cegueira
2) Morfofisiologia das Estruturas Faciais (AC):
Linhas de Pesquisa:
- a) Aspectos Morfofuncionais do Complexo Crânio-Cérvico-Facial (LP)
Projetos de Pesquisa Vinculados:
- A influência da apneia obstrutiva do sono na morfofisiologia da face e na qualidade de vida
- Abordagens invasivas inovadoras em condições craniofaciais
- Antropometria da face por imagem
- Avaliação, diagnóstico e terapia dos distúrbios sensório-motores orofaciais
- Avaliação morfológica e funcional aerodigestiva
- Avaliação quantitativa da voz
- Medida da dinâmica palpebral
- b) Fisiopatologia das Doenças em Vias Aéreas Superiores (LP)
Projeto de Pesquisa Vinculado:
- Avaliação fisiopatológica e terapêutica de doenças das vias aéreas superiores
- c) Fisiopatologia das Neoplasias de Cabeça e Pescoço (LP)
Projeto de Pesquisa Vinculado:
- Aspectos diagnósticos e moleculares de doenças de cabeça e pescoço
Estrutura curricular
O PPG-OFT/ORL/CCP atualmente oferece 16 disciplinas dentro da grade curricular, totalizando uma carga horária de 1065 horas, correspondente a 71 créditos-aula. Dentre as disciplinas, é exigida a participação do aluno em disciplinas que contemplem o conteúdo nuclear mínimo, constituído por Metodologia Científica, Bioestatística e Didática. Em nosso PPG, oferecemos as seguintes 5 disciplinas dentro dessas temáticas:
- Metodologia Científica: Carga horária de 60 horas, 4 créditos.
- Bioestatística Básica: Carga horária de 90 horas, 6 créditos.
- Didática:
- a) Curso Avançado em Didática Médica. Carga horária 90 horas, 6 créditos.
- b) Preparação Pedagógica: Metodologia de Ensino em Pequenos Grupos. Carga horária 45 horas, 3 créditos.
- c) Aspectos Didáticos e Preparação Pedagógica em Especialidades Clínico-Cirúrgicas Carga horária 60 horas, 4 créditos.
As demais disciplinas de nosso PPG são opcionais, sendo que cada área de concentração conta com um elenco específico de disciplinas, a fim de favorecer o desempenho do aluno no tema de interesse e no desenvolvimento de seu trabalho. Os alunos, em comum acordo com o orientador, também podem optar por qualquer disciplina disponível oferecida em qualquer programa de pós-graduação da FMRP-USP ou mesmo de outras Unidades da USP. Além disso, conforme o parágrafo 3º do artigo 67 do regimento da pós-graduação da USP (Resolução no. 7493/2018), os alunos podem cursar disciplinas em programas de pós-graduação reconhecidos fora da USP, desde que respeitem o limite de um terço dos créditos exigidos, mediante aprovação da comissão coordenadora do PPG.
O corpo de docentes permanentes (DP) tem mostrado, no decorrer dos anos, robustez e inovação essenciais para longevidade e manutenção da qualidade das disciplinas, além de evolução das propostas didáticas. Dentre as inovações, temos oferecido seis disciplinas na modalidade remota (ROO5709, ROO5725, ROO5730, ROO5747, ROO5749, ROO5751), utilizando a plataforma de ensino moodle (e-disciplinas da USP), com aulas por videoconferência através do Google Meet, Zoom ou Mconf. A disciplina ROO5748 Research and Innovations in Ophthalmology, Otorhinolaryngology, and Head and Neck Surgery, criada em 2016, vem sendo regularmente oferecida exclusivamente em inglês, com a participação de professores de instituições estrangeiras e prioriza a participação de alunos de doutorado. Em 2023, esta disciplina teve a participação do professor Joseph Han (Eastern Virginia Medical School), além dos professores Edwin Tamashiro (FMRP-USP), Fabiana Cardoso Pereira Valera (FMRP-USP) e Wilma T. Anselmo-Lima (FMRP-USP), Eurico de Arruda Neto (FMRP-USP), Maria Eduarda Trocoli Zanetti (FMRP-USP) e Janaina Melo (FMRP-USP).
À exceção da ROO5748, o PPG-OFT/ORL/CCP não possui disciplinas que sejam exclusivamente de acesso a alunos de doutorado. Nosso histórico, assim como a vocação de nosso programa, tem demonstrado que a maior demanda de nossos alunos é voltada para disciplinas formativas e transversais, sem o detrimento de capacitá-los em conhecimentos avançados e contemporâneos. Dentre as 16 disciplinas, 8 delas podem ser caracterizadas dentro do propósito de formação e capacitação universal, independentemente da área de concentração ou linha de pesquisa desenvolvida pelo estudante de pós-graduação. As outras 8 disciplinas são mais específicas e voltadas a estudantes com interesse maior em uma determinada linha de pesquisa. Deve ser ressaltada a grande demanda de alunos externos ao nosso programa para participação em disciplinas que apresentam natureza multidisciplinar. Apenas para exemplificar, a disciplina ROO5725 (Novas descobertas na fisiopatogenia da RSC) tem recebido alunos das áreas da Otorrinolaringologia, Clínica Médica e Imunologia, a ROO 5732 (Mecanismos na Regulação da Superfície Ocular) apresenta interface com alunos da Oftalmologia, Reumatologia, Imunologia e Patologia, assim como a disciplina ROO5730 (Pesquisas sobre comportamentos orofaciais) apresenta interdisciplinaridade com alunos das áreas da Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia, Odontologia e Fisioterapia. As disciplinas ROO5746 e ROO5747 Seminários em Audição, Olfato e Visão I e II permite a alunos do programa e de fora fazerem o acompanhamento semanal do desenvolvimento de pesquisas próprias e dos colegas, interagindo com um grupo de pesquisa consolidado, que se reúne junto com esses alunos, atualiza e discute o andamento dos trabalhos e rotinas desse grupo, agregando alunos de iniciação científica e iniciação científica júnior do CNPq e alunos de pós-doutorado, oferecendo assim a experiência real do trabalho de um grupo de pesquisa, ao longo do ano de trabalho. Sobre essas disciplinas, o processo de autoavaliação junto aos discentes ajudará a rever as demandas e promover adequações na estrutura curricular.
Por fim, vale ressaltar que o PPG-OFT/ORL/CCP não possui disciplinas de cunho meramente técnico ou de caráter de especialização em nenhuma das áreas de concentração, nem tampouco estimula a criação de novas disciplinas com esse objetivo.
Experiências Inovadoras de Formação
Desde 2010, os pós-graduandos fazem apresentação oral do andamento de seus trabalhos, envio de relatório escrito e avaliação por parte do corpo docente da área. Essa apresentação acontecia inicialmente em um evento denominado de Simpósio Anual da Pós-graduação. A partir de 2013, a apresentação dos alunos relacionados à oftalmologia foi incorporada ao evento científico Simpósio Anual de Pós-Graduação em Oftalmologia, na Jornada Paulista de Oftalmologia (https://jornadapaulistadeoftalmo.com.br/), agregando alunos e professores de diferentes programas de pós-graduação em oftalmologia e ciências da visão, dentre elas as Faculdades de Medicina Veterinária dos campi de Jaboticabal e de Botucatu da UNESP, além das Divisões de Oftalmologia da FMRP-USP, FCM-Unicamp e FM-UNESP. Posteriormente, a partir de 2018, a apresentação dos alunos relacionados à Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Fonoaudiologia/Disfagia passou a ser semestral, em um evento denominado de Research Day. O feedback dos alunos em relação a esses eventos tem sido bastante positivo, pois se trata de uma oportunidade única de surgirem críticas construtivas durante o processo de desenvolvimento do projeto, muitas vezes com sugestões extremamente valiosas para o refinamento do estudo, além da possibilidade de acompanhamento e aconselhamento individual diante de eventuais problemas de condução de seus trabalhos.
As ferramentas de comunicação remota têm sido bastante úteis no processo formativo de nossos alunos, tanto para a realização de reuniões periódicas dos grupos de pesquisa, qualificações e defesas de dissertações e teses, quanto para ministração de disciplinas da pós-graduação.
Entre as reuniões periódicas de grupos de pesquisa, podemos citar o Clube de Revista de Olho Seco – Síndrome de Sjögren (mensal), Reuniões científicas do glaucoma (semanal), Tumor Board da Cirurgia de Cabeça e Pescoço (semanal), Laboratório de Voz (mensal) e Reuniões do grupo da Otorrinolaringologia com a Virologia (mensal) e Alergologia (mensal), além das Reuniões Clínico-Científicas do Setor de Glaucoma (semanal) e Retina Ground Rounds (semanal e com transmissão ao vivo para diferentes grupos de oftalmologia do país). Além da rica troca de experiência, essas reuniões têm funcionado para difundir e aumentar a visibilidade das atividades realizadas em nosso PPG. Na maioria dessas reuniões, fica evidente a abordagem multidisciplinar de problemas comuns, agregada à convivência de pessoas em diferentes níveis de formação, desde alunos de pré-iniciação científica a pós-doutorandos, além da presença de docentes e, muitas vezes, técnicos especializados.
Desde 2020 e mediante autorização para realização das defesas e qualificações de modo não-presencial, parte das defesas de nosso PPG foram realizadas por meio de videoconferência. Embora tais defesas tenham perdido parte do encanto em relação ao modo presencial, inúmeras vantagens podem ser apontadas neste novo formato. Em primeiro lugar, houve uma maior facilidade em se convidar avaliadores a integrarem as bancas, oriundos de diferentes partes do país ou mesmo do exterior. Segundo, as ferramentas de videoconferência trouxeram uma enorme economia no dispêndio de hospedagem e transporte, assim como no tempo de deslocamento dos integrantes da banca e de estudantes que residem em outros estados. Por fim, percebemos uma maior audiência por parte de alunos da pós-graduação e outros interessados em assistir o processo de defesa.
Desde 2016, introduzimos a primeira experiência de ensino à distância com a modificação da disciplina ROO5709 – Ototoxicidade, Otoproteção e Regeneração Cócleo-Vestibular. Em função das restrições trazidas pela pandemia no início do quadriênio em questão (2021), na ocasião outras disciplinas tiveram que ser readaptadas ao modo remoto. Graças à estrutura de apoio oferecido pela USP, como a plataforma EAD Moodle (e-disciplinas) e a videoconferência Google Meet, felizmente conseguimos readaptar quase todas as disciplinas ofertadas ao longo do ano e manter o padrão de qualidade em relação às disciplinas presenciais. Durante esse período, vários cursos de treinamento para utilização do Moodle foram oferecidos pela USP. Ao final das restrições impostas pela pandemia, gradualmente as disciplinas foram regressando a seu formato original.
Em relação aos espaços administrativos, o PPG-OFT/ORL/CCP conta com uma sala de secretaria localizada no 12º andar do HCRP, dentro do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Além disso, o PPG conta com toda a infraestrutura física e apoio de recursos humanos da Comissão de Pós-graduação da FMRP-USP, localizado dentro do campus da USP de Ribeirão Preto-SP.
Além disso, o PPG-OFT/ORL/CCP conta com amplo apoio institucional, tanto da Faculdade de Medicina (FMRP) como do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP). Dentre elas, vale destacar as seguintes unidades, comissões e comitês, que oferecem valioso apoio ao desenvolvimento dos trabalhos do nosso PPG.
1) Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) – http://ceua.fmrp.usp.br/
2) Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (CEP-HCRP) – https://site.hcrp.usp.br/comite-de-etica/
3) Comitê de Integridade Científica e Boas Práticas em Pesquisa – https://cip.fmrp.usp.br/
4) Comitê Interna de Biossegurança (CIBIO) – http://www.fmrp.usp.br/pb/institucional/comissao-interna-de-biosseguranca-cibio/
5) Câmara Interinstitucional de Pesquisa (Vinculada ao HCRP e FMRP), dentre as quais uma das funções é estimular a interação de pesquisadores da área básica e clínicas, assim como a cooperação de pesquisas científicas nacionais e internacionais – http://www.fmrp.usp.br/pb/institucional/colegiados-e-comissoes/camara-interinstitucional-de-pesquisa
6) Seção técnica de informática (STI), que oferece manutenção dos serviços de rede, incluindo manutenção de hardware e hospedagem de sites – http://www.fmrp.usp.br/pb/institucional/estrutura-administrativa/organograma/diretoria/secao-tecnica-de-informatica
7) Centro de Gerenciamento de Projetos, cuja atribuição é auxiliar os pesquisadores no planejamento, execução e prestação de contas de projetos financiados pelas agências de fomento – http://www.fmrp.usp.br/pb/institucional/estrutura-administrativa/organograma/diretoria/assistencia-tecnica-financeira/centro-de-gerenciamento-de-projetos
8) Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) do HCRP, criada desde 2005 com o objetivo de gerenciar, apoiar e divulgar a pesquisa clínica realizada no HCRP. Além de gerenciar todos os projetos clínicos vinculados ao complexo HCRP, a UPC auxilia também na intermediação de parcerias com a iniciativa privada, contando com ambulatórios, enfermarias, farmácia e equipe administrativa que dão suporte a realização de pesquisas clínicas. http://upchcrp.fmrp.usp.br/
9) Comissão de Pesquisa (CPQ) da FMRP-USP, responsável pelo gerenciamento das estruturas de realização de pesquisa, como a central de laboratórios multiusuários, biotérios, laboratórios de pesquisa e serviços de bioestatística. A CPQ também é responsável pelo gerenciamento dos projetos de pós-doutorado. http://cpq.fmrp.usp.br/
10) Comissão de Relações Internacionais (CRINT), instituída desde 2007 com o intuito de fortalecer relações internacionais da FMRP com centros de referência, promover e divulgar a produção científica da FMRP no exterior, assim como estimular o intercâmbio internacional de docentes e discentes. https://crint.fmrp.usp.br/comissao-crint-2/
11) Serviço de Mídias da FMRP-USP: a FMRP possui um jornalista com a função específica de trabalhar na divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão da unidade. Com isso, vários de nossos projetos e publicações têm sido veiculados ao público leigo através deste canal (https://www.fmrp.usp.br/pb/arquivos/author/midias), e as notícias produzidas também são oferecidas e disponibilizadas para diversos canais de comunicação, como o jornal da USP (https://jornal.usp.br/).
O PPG-OFT/ORL/CCP conta com uma sala de aula exclusiva ao PPG, localizada anexa ao laboratório de pesquisa básica (casa 19), com capacidade para 15 pessoas, contendo recursos de informática, projeção e som.
Além disso, o PPG conta com mais 4 salas de aula dentro do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e CCP, com capacidades respectivas para 15, 30, 40 e 50 pessoas, que são compartilhadas com outras atividades da graduação e especialização. Todas elas possuem computadores, sistema de projeção e internet banda larga. Uma delas, reformada em 2020 e com capacidade para 40 pessoas, possui toda infraestrutura necessária para realização de videoconferências e gravação de aulas. Destaca-se a presença de salas para cada docente do PPG, onde são possíveis reuniões rápidas e discussões acadêmicas isoladas com os estudantes.
O PPG também conta com a plataforma de ensino remoto (Moodle) oferecida pela USP, assim como todos os recursos do G-suite for Education, (graças à parceria entre a USP e a Google), entre elas o armazenamento ilimitado nas nuvens e a realização de teleconferências pelo Google Meet.
O PPG-OFT/ORL/CCP conta com a seguinte estrutura laboratorial para realização de pesquisa:
1) Laboratório de Fisiopatologia em Audição, Olfato e Visão (CASA 19). Localizada na Rua das Paineiras, no. 19, dentro do campus da USP-RP, com cerca de 500 m2, é destinada para realização de diversos ensaios como cultura celular, ensaios bacterianos, histologia, imuno-histoquímica, microscopia, entre outros. Conta com área reservada a alunos e docentes, com computadores disponíveis para análise de dados, preparação de apresentações, relatórios e acesso à internet;
2) Laboratório Multidisciplinar em Oftalmologia e Otorrinolaringologia (LMOO). Local destinado para realização de ensaios envolvendo biologia molecular, immunoblotting, ELISA, qRT-PCR, Multiplex Intelliflex, entre outros. Trata-se de um laboratório multiusuário, com técnicos especializados compartilhados com outros usuários, além da oferta de serviços e equipamentos multiusuários;
3) Laboratório de Neurobiologia da Audição;
4) Laboratório de Microdissecção do Osso Temporal;
5) Laboratório de Análise Acústica, Voz e Fala;
6) Laboratório de Eletrofisiologia da Audição;
7) Laboratório de Provas Fisiológicas Vestibulares;
8) Laboratório de Odontologia no Centro Especializado de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia, mediado pela parceria entre a Faculdade de Odontologia da USP e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto;
9) Laboratório de Análise Tridimensional das Estruturas Craniofaciais;
10) Laboratório de Investigação sobre o Sistema Estomatognático;
11) Laboratório de Investigação sobre Percepção Auditiva;
12) Laboratório de Imagem, Eletrofisiologia e Função Visual;
13) Laboratório de Imagem e avaliação multimodal (incluindo óptica adaptativa) em Retina e Vítreo; de investigação sobre novas modalidades de LASER (laser micropulsado, pulso curto e múltiplas miras) para doenças da retina e do vítreo;
14) Desde a criação do Núcleo de Apoio a Pesquisa em Morfofisiologia do Complexo Craniofacial (NAP-CF) e do NAP em Fisiopatologia e Terapêutica Ocular (NAP-FTO), contemplados com fomentos da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP no quadriênio anterior, por pesquisadores de nosso PPG, houve ampliação do parque tecnológico e maior interação com outros núcleos de pesquisa nacionais, a saber, Faculdades de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) e de Odontologia da USP de Ribeirão Preto e Bauru.
Além dos laboratórios próprios, o PPG-OFT/ORL/CCP tem acesso a diversos equipamentos e serviços multiusuários da FMRP-USP, entre eles (https://emu.fmrp.usp.br/laboratorios/):
- Centro de Imagem celular e tecidual;
- Espectrometria de massas e ressonância plasmônica de superfície;
- Microscopia confocal a laser;
- Microscopia eletrônica de varredura e transmissão;
- Citometria de fluxo e serviços de biotecnologia;
- Laboratório de Ciências Visuais.
Ainda dentro do campus da USP, nosso programa possui diversas parcerias com outros laboratórios, dentre eles:
- Na FMRP-USP: Laboratório de Inflamação e Dor do Departamento de Farmacologia, Laboratório de Sorologia e Microbiologia da Divisão de Moléstias Infecciosas, Laboratório de Imunologia Molecular do Departamento de Clínica Médica, Laboratório de Pediatria, Unidade de Cirurgia Experimental e Centro de Medicina Genômica;
- Na FFCLRP-USP – Laboratório de Avaliação Otoneurológica Informatizada e Laboratório de Biomagnetismo;
- Na FCFRP-USP – Laboratório de Centro de Inovação em Sistemas Nanoestruturados e Administração Tópica, coordenado pela Prof. Dra. Renata Fonseca Vianna Lopez.
- Na FCFRP – Laboratório de Marcadores e Sinalização Celular no Câncer (LMSCC), coordenado pela Profa. Dra. Andreia Machado Leopoldino, Professora Associada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto.
- Na FMRP USP – Laboratório de Proteases e Biologia do Câncer, coordenado pela Profa. Dra. Katiuchia Uzzun Sales, do Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos.
- Na FFCLRP USP – Laboratório de espectroscopia vibracional, coordenado pelo Prof. Luciano Backmann, do Departamento de Física.
O campus da USP-RP possui um biotério central, com oferta de ratos e camundongos de diferentes espécies, inclusive com uma ampla gama de animais transgênicos. Os coelhos utilizados em alguns projetos de pesquisa de nosso PPG são oriundos atualmente de fornecedores externos (Anilab, Paulínia-SP).
Para a experimentação animal, compartilhamos uma sala de cirurgia experimental do laboratório de Proctologia da FMRP-USP (responsável Prof. Omar Feres), com utilização do biotério da Cirurgia Experimental da FMRP-USP. Neste local temos espaço para albergar 18 coelhos, além de 6 racks para ratos e camundongos, além de salas para experimentação cirúrgica, com ampla gama de instrumentos de apoio, tais como microscópios cirúrgicos, dentre outros.
Inserido no Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FMRP-USP, este PPG conta com a estrutura hospitalar do complexo HCRP, relacionada aos diversos serviços de saúde adscritos ao departamento, compreendendo cerca de 120 salas de atendimento, salas de exames, centro cirúrgico central com 22 salas cirúrgicas, além de salas destinadas a procedimentos ambulatoriais das diversas especialidades pertinentes. Esses espaços, em harmonia a outras quatro unidades de atendimento satélites do complexo HCRP (Centro de Saúde Escola – Rua Cuiabá, Hospital Estadual de Ribeirão Preto – HERP, AME- Américo Brasiliense e Unidade de Emergência-HCFMRP-USP], representam um rico campo de aprendizado e coleta de dados, essenciais para a pesquisa clínica e translacional. Para garantir melhor integração entre os cenários de pesquisa e de assistência ao paciente, contamos com docentes e técnicos de laboratórios que permeiam os diferentes cenários aqui descritos, garantindo que exames para pesquisa ou amostras coletadas sejam processados.
Os alunos do programa têm 4 bibliotecas à sua disposição:
- Biblioteca do Departamento de OFT, ORL e CCP, com acervo de mais de 1860 volumes nas áreas de Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Fonoaudiologia. Ademais, os alunos podem utilizar espaço anexo desta biblioteca – com recursos de informática e acesso à internet banda larga, para estudo e discussão com outros alunos e orientadores.
- Biblioteca Central do Campus da USP de Ribeirão Preto, que contém as principais revistas nacionais e internacionais mais conceituadas em todas as áreas do saber médico e livros didáticos em geral, constituindo um acervo de cerca de 134.000 livros e mais de 5.400 periódicos científicos.
- Biblioteca virtual da USP e ao portal periódico da CAPES, que podem ser acessados nas dependências da Instituição, ou remotamente via VPN.
- Repositório institucional da USP, que pode ser visualizado pelo público geral através do site https://repositorio.uspdigital.usp.br/?codmnu=9980. Ainda, são disponibilizados 2GB por docente no sistema USP, através do site https://uspdigital.usp.br/repositorio/meus-conjuntos-dados.jsp?codmnu=0
Nosso PPG apresenta uma rede de computadores pessoais e dedicados, conectados e interligados com e sem fio (WI-FI) à Rede USP, presentes em todos os campi. Estão instalados recursos de informática para captação e análise digital de dados biológicos (Redcap e outros sistemas próprios, desenvolvidos por alguns DP), além de imagens clínicas e experimentais, plataformas de programação, análises estatísticas (com os programas STATA, PRISM, ORIGIN, JMP, MatLab, LabView, software R, dentre outros) e processamentos de textos científicos (Office, Endnote, Mendeley, Grammarly, Paperpile). Estes recursos são gerenciados por um profissional da área de análise de sistemas e um físico-médico (Denny Marcos Garcia), o qual realiza atividades de análise estatística de assessoria aos diversos projetos do PPG, como profissional nível técnico superior pelo Programa de Concessão de Servidor Técnico de Nível Superior (PROCONTES) da USP.
Também à disposição dos alunos do PPG, encontra-se o Centro de Informática de Ribeirão Preto (CIRP), que cadastra os microcomputadores de docentes e pós-graduados e auxilia na instalação de software para conexão VPN, permitindo aos seus usuários (docentes e pós-graduados) o acesso aos periódicos CAPES e ao Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI-USP) de qualquer computador credenciado. Dentro da estrutura interna de nosso PPG e da FMRP-USP, são utilizadas salas preparadas para as defesas de Teses, apresentações de Mestrados, conferências e palestras por meio de transmissão via web conferência, em tempo real, com localidades nacionais e internacionais. Especificamente, nosso PPG dispõe de uma sala de aula própria com sistema de videoconferência que permite aulas e defesas online, além de biblioteca, sala de aula e sala de secretaria com secretária dedicada exclusivamente ao PPG (Sra. Maria Cecília Onofre), além de uma secretária que compartilha seu tempo entre nosso PPG e o PPG da Pediatria (Sra. Vera Andrade Hamanaka) . O desenvolvimento e manutenção do site de nosso PPG conta com a participação do técnico em Informática Ricardo Perussi e Silva e da secretária de nosso departamento, Sra. Luciana Campanini.
OBJETIVOS
Las metas establecidas por el PPG-OFT/ORL/CCP están plenamente alineadas con el Plan de Desarrollo Institucional, establecido para el quinquenio 2023-2027 (https://www.fmrp.usp.br/wp-content/uploads/sites/356/2025/02/PROJETO-ACADEMICO-INSTITUCIONAL_2023_2027_FINAL_REVISADO.pdf). Entre las metas establecidas por la FMRP para investigación y posgrado, logramos o contribuimos a la consecución de los cinco objetivos de nuestra competencia, entre ellos:
1. Aumentamos la inclusión de estudiantes de posgrado (PG) y jóvenes investigadores en la FMRP-USP, especialmente en la interfaz con el área de la salud;
2. Promovimos la interacción entre la investigación básica y clínica;
3. Contribuimos al fortalecimiento de los laboratorios multiusuarios, así como a la expansión de su uso; 4. Contribuimos a la reestructuración de los laboratorios multiusuarios de experimentación animal mediante recursos de investigación departamentales e individuales; 5. Incrementamos la producción científica de los Departamentos con responsabilidad e integridad en la investigación. La FMRP-USP, así como el PPG-OFT/ORL/CCP, han implementado diversas acciones orientadas a mejoras estructurales institucionales, como el apoyo y la consolidación de laboratorios multiusuarios, la reorganización de los espacios físicos y los recursos humanos con una lógica que permita el adecuado funcionamiento de los bioterios multiusuarios, la capacitación y cualificación de técnicos y estudiantes de posgrado para el uso de laboratorios multiusuarios y bioterios, y el uso de la Reserva Técnica Institucional de la FAPESP, principalmente para la renovación de laboratorios multiusuarios y bioterios. Actualmente, nuestro programa cuenta con una sólida reputación nacional en diversas áreas, y con una creciente visibilidad e influencia internacional. Nuestro profesorado ha incrementado su colaboración con grupos de investigación y universidades extranjeras, y esperamos incrementar las colaboraciones en al menos un 10 % durante los próximos cuatro años, impulsado por el intercambio entre profesores e investigadores.
Además, esperamos que 1 de los 19 DP se vaya en los próximos cuatro años, y estamos buscando activamente reclutar personas que tengan el perfil deseado para el DP del programa.
EVALUACIÓN DE LA CAPES
A Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes) es una fundación vinculada al Ministerio de Educación de Brasil, que actúa en la expansión y consolidación de los estudios de posgrado stricto sensu en todos los estados brasileños. A través de su Consejo de Evaluación (DAV), los programas de posgrado son evaluados en su ingreso (evaluación de propuestas de nuevos cursos) y en su permanencia (evaluación periódica de cursos de posgrado). Los Programas se distribuyen en 49 áreas de evaluación, el PPG se ubica en el área de Medicina III, que agrupa investigaciones con interés en el tema quirúrgico en general y en sus especialidades.
Evaluación | concepto (nota) | formulario de evaluación de capes |
---|---|---|
Cuatrienal 2017/2018/2019/2020 | 5 | Evaluación 2021 |
Cuatrienal 2013/2014/2015/2016 | 4 | Evaluación 2017 |
Trienal 2010/2011/2012 | 4 | Evaluación 2013 |
Trienal 2007/2008/2009 | 5 | Evaluación 2010 |
Trienal 2004/2005/2006 | 4 | Evaluación 2007 |
Trienal 2001/2002/2003 | 3 | Evaluación 2004 |
Trienal 1998/1999/2000 | 3 | Evaluación 2001 |
PLANIFICACIÓN FUTURA
- [;en]Considering the mission of the PPG-OFT/ORL/CCP to train high-quality masters and doctors, capable of autonomously performing teaching and research functions, with innovative scientific production, nationally and internationally recognized, that explores the frontiers of knowledge and that presents great potential for application and national and international recognition, and that is attentive to the needs of society, (https://www.fmrp.usp.br/wp-content/uploads/sites/356/2025/02/PROJETO-ACADEMICO-INSTITUCIONAL_2023_2027_FINAL_REVISADO.pdf), we have adopted the following goals for our Strategic Planning. We will describe not only the Planning, but also the strategies we have adopted to achieve the proposed goals.
a. Seek or consolidate national and international partnerships, with research groups that bring synergies with our research lines and projects, and that enable the production of innovative scientific knowledge of high relevance to the scientific community and society. Examples within our PPG are the partnerships established with national groups, such as the Virology group (Prof. Eurico Arruda Neto), Pharmacology (Prof. Fernando Queiroz Cunha), Immunology (Prof. Paulo Louzada Junior) and Allergology (Prof. Luiza Karla Arruda) of FMRP-USP, the Pharmaceutical Sciences laboratory of UFMG (Professor Armando Cunha), the Oral Surgery and Pathology Laboratory of UFMG (Professor Carolina Cavalieri Gomes), the School of Pharmacy of USP-RP (Professor Dr. Renata Fonseca Vianna Lopez) and Vitreous Materials Engineering of UFSCAR (Professors Oscar Peitl and Marcello Andreeta), Prof. Dr. Monica Alves, (FCM, Unicamp, Campinas, SP). In addition to national partnerships, it is worth highlighting partnerships with international researchers, such as the University of Salamanca in Spain, the Universities of Porto and Minho in Portugal, Professor Justine Smith (Flinders University, Australia), Professor Carlos Gustavo de Moraes (Columbia University – New York, NY, USA), Prof. Cintia Sade de Paiva (Baylor College of Medicine, Houston, TX, USA), Prof. William Daniel Stamer (Duke University), Prof. Martin Desrosiers (Université de Montréal, Canada), Dr. John A. Chiorini from the National Institute of Dental Craniofacial Research (NIDCR/NIH) in Bethesda, MD, USA, and Prof. Zélia Maria da Silva Correa from the Bascom Palmer Eye Institute (University of Miami Health System). The consolidation of internal partnerships has been achieved thanks to the reciprocal search encouraged by the FMRP-USP Research Committee in recent years, mediated by frequent scientific meetings for this purpose. Externally, the consolidation of partnerships has been possible thanks to scientific collaboration, the exchange of students and faculty abroad, in addition to the exchange of experience through the discipline ROO5748 Research and Innovations in Ophthalmology, Otorhinolaryngology, and Head and Neck Surgery.
b. Improvement of the technical quality of research projects: in addition to national and international partnerships, which add expertise in the project development process, we have implemented ways to periodically and more closely monitor students (such as the Postgraduate symposiums and Research Day), with the involvement not only of the advisor, but also of researchers external to the project and even the program. As for scientific dissemination, we have traditionally been hindered by dissemination in highly specific journals, which generally have less representation and consequently a lower impact factor. We have tried to improve this point with research involving the participation of faculty from other areas (basic and clinical, with translational and multidisciplinary research respectively) and from other institutions, increasing the impact of our research. Despite publications in journals with varying impact factor levels, a significant number of our publications have a significant citation rate, which highlights the importance of the research carried out in the program for the public of related researchers.
c. Improved access to cutting-edge equipment within a multi-user park: The Research Committee, together with the faculty management, has organized and consolidated the multi-user equipment park at the Institution, in order to make the use of more robust and cutting-edge tools accessible for carrying out basic and translational research. Our PPG has also contributed to the construction of this multi-user equipment park, such as the acquisition of an RT-PCR and the computerized visual field device (http://roo.fmrp.usp.br/laboratorio-de-ciencias-virtuais/).
d. Improving the dissemination of actions carried out by the PPG-OFT/ORL/CCP: In 2020, we updated the PPG website for better navigation and content incorporation. In the same year, we created a page on the main social networks (Instagram and Facebook) to publicize the program’s activities. The PPG’s social media and website have been updated by Secretary Luciana Campanini and the IT technician who provides consultancy to the Department, Mr. Ricardo Perussi. In addition to increasing visibility, these actions aim to facilitate communication between the PPG and potential interested parties, and to arouse the interest of potential students in enrolling in postgraduate studies.
e. Recruiting more students for postgraduate studies: In recent years, we have noticed a growing lack of interest in enrolling in postgraduate studies, especially medical students. To increase the dissemination of our activities and the search for students with an excellent profile and academic vocation, we have reinforced the importance of continuing academic training, encouraging both scientific initiation students and medical residents to remain in postgraduate studies. Since 2011, the Otorhinolaryngology Division has instituted a mandatory Final Course Project for completion of medical residency, through the execution of high-quality scientific works throughout the three years of latu sensu training. Likewise, the Speech Therapy course requires the submission of a final course project during the undergraduate course. These actions have had beneficial effects on the PPG, as many resident physicians and speech therapy students continue their projects in postgraduate studies. In addition, changes in our regulations have allowed resident physicians who stand out in scientific production to pursue a master’s or doctorate degree in our PPG at the same time as their specialization in ophthalmology and otorhinolaryngology.
f. Improvement of Technical Support for the Production of Scientific Works: both the PPG and the Institution have expanded technical support for data analysis, scientific writing and financial support for publications. These initiatives include the implementation of the biostatistics service by the research committee since 2019, the statistical and IT assistance provided by our specialized laboratory technician, Dr. Denny Marcos, the institutional provision of English spelling checker tools (Grammarly and Trinka) and a graphic designer (Dr. Hermes Prado Jr). In parallel, the HCRP Research, Teaching and Assistance Support Foundation increased the fund allocated to publications (currently R$5,600). https://www.faepa.br/Download/ProgramaAuxilio/Programa_Auxilios_FAEPA.pdf
g. Use of REDCap software in clinical trials and translational research. REDCap is an electronic data capture software that allows optimizing the workflow methodology in clinical and translational trials. FMRP-USP would partner with Vanderbilt University, the software developer, and has been offering ongoing training to our faculty, laboratory technicians, and graduate students on how to use this software. The PPG has the direct assistance of IT technician Ricardo Perussi, who is responsible for managing this platform at FMRP-USP.
h. Updating the PPG’s curriculum content: Due to the constant changes in the needs for technical and scientific knowledge in our area, we are vigilant about the current demands within our program. In addition to the constant review of the disciplines taught by the respective coordinators, we have instituted a structured assessment for students and faculty, so that we can keep the demands updated and met in a more dynamic manner.
i. Strategic meetings for the program: since 2020, the members of the CCP have been meeting monthly, both for deliberative meetings and also for strategic discussions, seeking constant improvement of the program.
j. Increase nucleation and solidarity. A significant portion (60%) of our graduates are currently involved in teaching and/or research activities (66% of PhD graduates, 49% of Masters graduates), although there is still ample room for growth. Most of the nucleation has occurred in activities predominantly linked to teaching and assistance, so we believe it is important to strengthen the nucleation of research groups in the respective areas. The PPG aims to strengthen cooperation and agreements with the institutions or research laboratories where these graduates are located, so that the nucleation of these centers can be consolidated and strengthened. During the four-year period, we had several meetings about possible partnerships with other institutions in the North and Northeast for MINTER/DINTER, but for various reasons they were not consolidated by the end of the four-year period. Over the next cycle, the PPG aims to create partnerships with institutions through MINTER/DINTER to achieve this goal, in addition to encouraging multicenter studies, coordinated by program faculty members, but with the participation of graduates from their respective institutions.
k) Strengthening the Institution’s multiuser structure – With the aim of increasing integration between FMRP’s own laboratories, we have encouraged the use of Multiuser Laboratories, both in the acquisition of equipment and opening it for use by the entire institution, as well as making use of equipment made available by other departments. Shared use has helped in the exchange of knowledge in the areas of activity of colleagues at the institution, favoring the occurrence of interdepartmental research.
l) Obtaining financial resources – Program faculty members have obtained substantial support such as thematic projects from FAPESP, Universal CNPq, external funding such as PRONON, international development institutions and partnerships involving the private sector in projects involving postgraduate students in technological development. Such funding, in addition to that obtained from the usual funding agencies, will be important for maintaining the program’s research in the coming years.
Considerando la misión del PPG-OFT/ORL/CCP de formar maestros y doctores de alta calidad, capaces de ejercer de forma autónoma funciones docentes e investigadoras, con una producción científica innovadora, reconocida nacional e internacionalmente, que explore las fronteras del conocimiento y presente un gran potencial de aplicación y reconocimiento nacional e internacional, y que esté atenta a las necesidades de la sociedad (https://www.fmrp.usp.br/wp-content/uploads/sites/356/2025/02/PROJETO-ACADEMICO-INSTITUCIONAL_2023_2027_FINAL_REVISADO.pdf), hemos adoptado los siguientes objetivos para nuestra Planificación Estratégica. Describiremos no solo la Planificación, sino también las estrategias adoptadas para alcanzar los objetivos propuestos.
a. Buscar o consolidar alianzas nacionales e internacionales con grupos de investigación que generen sinergias con nuestras líneas y proyectos de investigación, y que permitan la producción de conocimiento científico innovador de gran relevancia para la comunidad científica y la sociedad. Ejemplos dentro de nuestro PPG son las alianzas establecidas con grupos nacionales, como el grupo de Virología (Prof. Eurico Arruda Neto), Farmacología (Prof. Fernando Queiroz Cunha), Inmunología (Prof. Paulo Louzada Junior) y Alergología (Prof. Luiza Karla Arruda) de la FMRP-USP, el laboratorio de Ciencias Farmacéuticas de la UFMG (Profesor Armando Cunha), el Laboratorio de Cirugía y Patología Oral de la UFMG (Profesora Carolina Cavalieri Gomes), la Facultad de Farmacia de la USP-RP (Profesora Dra. Renata Fonseca Vianna López) e Ingeniería de Materiales Vítreos de la UFSCAR (Profesores Oscar Peitl y Marcello Andreeta), Prof. Dra. Mónica Alves, (FCM, Unicamp, Campinas, SP). Además de las colaboraciones nacionales, cabe destacar las colaboraciones con investigadores internacionales, como la Universidad de Salamanca en España, las Universidades de Porto y Minho en Portugal, la profesora Justine Smith (Universidad de Flinders, Australia), el profesor Carlos Gustavo de Moraes (Universidad de Columbia, Nueva York, NY, EE. UU.), la profesora Cintia Sade de Paiva (Baylor College of Medicine, Houston, TX, EE. UU.), el profesor William Daniel Stamer (Universidad de Duke), el profesor Martin Desrosiers (Universidad de Montreal, Canadá), el Dr. John A. Chiorini del Instituto Nacional de Investigación Craneofacial Dental (NIDCR/NIH) en Bethesda, MD, EE. UU., y la profesora Zélia Maria da Silva Correa del Instituto Oftalmológico Bascom Palmer (Sistema de Salud de la Universidad de Miami). La consolidación de las colaboraciones internas se ha logrado gracias a la búsqueda recíproca incentivada por el Comité de Investigación de la FMRP-USP en los últimos años, mediada por frecuentes reuniones científicas para este fin. Externamente, la consolidación de alianzas ha sido posible gracias a la colaboración científica, el intercambio de estudiantes y profesorado en el extranjero, además del intercambio de experiencias a través de la disciplina ROO5748 Investigación e Innovaciones en Oftalmología, Otorrinolaringología y Cirugía de Cabeza y Cuello.
b. Mejora de la calidad técnica de los proyectos de investigación: además de las alianzas nacionales e internacionales, que aportan experiencia al proceso de desarrollo del proyecto, hemos implementado mecanismos para un seguimiento periódico y más estrecho de los estudiantes (como los simposios de posgrado y la Jornada de Investigación), con la participación no solo del asesor, sino también de investigadores externos al proyecto e incluso al programa. En cuanto a la difusión científica, tradicionalmente nos hemos visto obstaculizados por la difusión en revistas muy específicas, que generalmente tienen menor representación y, en consecuencia, un menor factor de impacto. Hemos intentado mejorar este aspecto con investigaciones que involucran a profesorado de otras áreas (básica y clínica, con investigación traslacional y multidisciplinar, respectivamente) y de otras instituciones, aumentando así el impacto de nuestra investigación. A pesar de las publicaciones en revistas con diferentes niveles de factor de impacto, un número significativo de nuestras publicaciones tiene una tasa de citación significativa, lo que resalta la importancia de la investigación realizada en el programa para el público de investigadores relacionados.
c. Mejor acceso a equipos de vanguardia dentro de un parque multiusuario: El Comité de Investigación, junto con la dirección del profesorado, ha organizado y consolidado el parque multiusuario de la Institución, con el fin de facilitar el uso de herramientas más robustas y de vanguardia para la investigación básica y traslacional. Nuestro PPG también ha contribuido a la construcción de este parque multiusuario, como la adquisición de un RT-PCR y el dispositivo de campo visual computarizado (http://roo.fmrp.usp.br/laboratorio-de-ciencias-virtuais/).
d. Mejorar la difusión de las acciones del PPG-OFT/ORL/CCP: En 2020, actualizamos el sitio web del PPG para optimizar la navegación y la incorporación de contenido. Ese mismo año, creamos una página en las principales redes sociales (Instagram y Facebook) para dar a conocer las actividades del programa. Las redes sociales y el sitio web del PPG fueron actualizados por la Secretaria Luciana Campanini y el técnico informático que asesora al Departamento, el Sr. Ricardo Perussi. Además de aumentar la visibilidad, estas acciones buscan facilitar la comunicación entre el PPG y los posibles interesados, y despertar el interés de los estudiantes potenciales por cursar estudios de posgrado.
e. Captación de más estudiantes para estudios de posgrado: En los últimos años, hemos observado una creciente falta de interés en cursar estudios de posgrado, especialmente entre los estudiantes de medicina. Para aumentar la difusión de nuestras actividades y la búsqueda de estudiantes con un excelente perfil y vocación académica, hemos reforzado la importancia de la formación académica continua, incentivando tanto a los estudiantes de iniciación científica como a los residentes médicos a continuar sus estudios de posgrado. Desde 2011, la División de Otorrinolaringología ha instituido un Proyecto Final de Curso obligatorio para la finalización de la residencia médica, mediante la elaboración de trabajos científicos de alta calidad a lo largo de los tres años de formación latu sensu. Asimismo, el curso de Logopedia exige la presentación de un proyecto final de curso durante la licenciatura. Estas medidas han tenido efectos beneficiosos en el PPG, ya que muchos médicos residentes y estudiantes de logopedia continúan sus proyectos en los estudios de posgrado. Además, los cambios en nuestra normativa han permitido que los médicos residentes que destacan en producción científica puedan cursar una maestría o un doctorado en nuestro PPG simultáneamente con su especialización en oftalmología y otorrinolaringología.
f. Mejora del Soporte Técnico para la Producción de Trabajos Científicos: tanto el PPG como la Institución han ampliado el soporte técnico para el análisis de datos, la redacción científica y el apoyo financiero para publicaciones. Estas iniciativas incluyen la implementación del servicio de bioestadística por parte del comité de investigación desde 2019, la asistencia estadística e informática brindada por nuestro técnico de laboratorio especializado, el Dr. Denny Marcos, la provisión institucional de herramientas de corrección ortográfica en inglés (Grammarly y Trinka) y un diseñador gráfico (Dr. Hermes Prado Jr.). Paralelamente, la Fundación de Apoyo a la Investigación, la Docencia y la Asistencia del HCRP incrementó el fondo destinado a publicaciones (actualmente R$5.600). https://www.faepa.br/Download/ProgramaAuxilio/Programa_Auxilios_FAEPA.pdf
g. Uso del software REDCap en ensayos clínicos e investigación traslacional. REDCap es un software de captura electrónica de datos que permite optimizar la metodología del flujo de trabajo en ensayos clínicos y traslacionales. La FMRP-USP se asociará con la Universidad de Vanderbilt, desarrolladora del software, y ha estado ofreciendo capacitación continua a nuestro profesorado, técnicos de laboratorio y estudiantes de posgrado sobre el uso de este software. El PPG cuenta con la asistencia directa del técnico en informática Ricardo Perussi, responsable de la gestión de esta plataforma en la FMRP-USP.
h. Actualización del contenido curricular del PPG: Debido a la constante evolución de las necesidades de conocimiento técnico y científico en nuestra área, nos mantenemos atentos a las demandas actuales de nuestro programa. Además de la revisión constante de las disciplinas impartidas por los respectivos coordinadores, hemos implementado un sistema de evaluación estructurado para estudiantes y docentes, con el fin de mantener las demandas actualizadas y satisfacerlas de forma más dinámica.
i. Reuniones estratégicas del programa: desde 2020, los miembros del CCP se han reunido mensualmente, tanto para reuniones deliberativas como para debates estratégicos, buscando la mejora continua del programa.
j. Aumentar la nucleación y la solidaridad. Una parte significativa (60%) de nuestros graduados participa actualmente en actividades docentes y/o de investigación (66% de los doctorandos, 49% de los másteres), aunque aún existe un amplio margen de crecimiento. La mayor parte de la nucleación se ha producido en actividades predominantemente vinculadas a la docencia y la asistencia, por lo que consideramos importante fortalecer la nucleación de los grupos de investigación en las respectivas áreas. El PPG busca fortalecer la cooperación y los convenios con las instituciones o laboratorios de investigación donde se ubican estos graduados, para que la nucleación de estos centros se consolide y fortalezca. Durante el cuatrienio, mantuvimos varias reuniones sobre posibles colaboraciones con otras instituciones del Norte y Noreste para el MINTER/DINTER, pero por diversas razones, estas no se consolidaron al final del cuatrienio. Durante el próximo ciclo, el PPG busca crear alianzas con instituciones a través del MINTER/DINTER para lograr este objetivo, además de fomentar estudios multicéntricos, coordinados por el profesorado del programa, pero con la participación de egresados de sus respectivas instituciones.
k) Fortalecimiento de la estructura multiusuario de la Institución: Con el fin de aumentar la integración entre los laboratorios de la FMRP, hemos fomentado el uso de Laboratorios Multiusuario, tanto en la adquisición de equipos y su puesta a disposición por toda la institución, como en el uso de equipos puestos a disposición por otros departamentos. El uso compartido ha facilitado el intercambio de conocimientos en las áreas de actividad de los colegas de la institución, favoreciendo la investigación interdepartamental.
l) Captación de fondos: El profesorado del programa ha obtenido apoyo sustancial, como proyectos temáticos de la FAPESP, el CNPq Universal, financiación externa como PRONON, instituciones internacionales de desarrollo y alianzas con el sector privado en proyectos que involucran a estudiantes de posgrado en desarrollo tecnológico. Esta financiación, además de la obtenida de las agencias de desarrollo habituales, será importante para mantener la investigación del programa en los próximos años.