Histórico da Pós Graduação METAS
As metas estabelecidas pelo PPG-OFT/ORL/CCP encontram-se totalmente alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional, estabelecido para o quinquênio 2023-2027 (https://www.fmrp.usp.br/wp-content/uploads/sites/356/2025/02/PROJETO-ACADEMICO-INSTITUCIONAL_2023_2027_FINAL_REVISADO.pdf). Dentre as metas estabelecidas pela FMRP para a pesquisa e pós-graduação, alcançamos ou auxiliamos todas as 5 metas dentro de nossa competência, entre elas:
- Aumentamos a inserção de estudantes de pós-graduação (PG) e jovens pesquisadores na FMRP-USP, especialmente com interface na área assistencial;
- Promovemos a interação entre pesquisa básica e clínica;
- Auxiliamos no fortalecimento dos laboratórios multiusuários, bem como expandimos o seu uso;
- Auxiliamos na reestruturação de laboratórios multiusuários de Experimentação Animal através de recursos departamentais e de pesquisa individual;
- Incrementamos a produção científica dos Departamentos com responsabilidade individual e integridade em pesquisa.
A FMRP-USP, assim como o PPG-OFT/ORL/CCP, têm buscado diversas ações visando melhorias estruturais institucionais, como auxílio e consolidação dos laboratórios multiusuários, reorganização dos espaços físicos e recursos humanos com lógica que permita funcionamento adequado dos biotérios multiusuários, capacitação e treinamento de técnicos e pós-graduandos para utilização dos laboratórios multiusuários e biotérios e utilização da Reserva Técnica Institucional FAPESP prioritariamente para reformas dos laboratórios e biotérios multiusuários.
Atualmente, vemos nosso programa com consolidada reputação nacional nas diferentes áreas, e com crescente visibilidade e influência internacional. Nosso corpo docente tem tido uma crescente colaboração internacional com grupos de pesquisa e universidades do exterior, e esperamos incrementar em pelo menos 10% as colaborações para o próximo quadriênio, estimulado pelo intercâmbio entre docentes e pesquisadores.
Ainda, para o próximo quadriênio, temos a expectativa de saída de 1 dos 19 DP, e em busca ativa para o recrutamento de pessoas que tenham o perfil desejado para DP do programa.
AVALIAÇÃO DA CAPES
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros. Por meio da sua Diretoria de Avaliação (DAV) dos programas de pós-graduação são avaliados quanto a sua entrada (avaliação de novas proposta de curso novos) e quando a sua permanência (avaliação periódica dos cursos de pós-graduação). Os Programas são distribuídos em 49 áreas de avaliação, o PPG está alocado na área de Medicina III, que agrupa pesquisa com interesse na temática cirúrgica em geral e nas suas especialidades.
Avaliação | Conceito | Ficha de Avaliação Capes |
---|---|---|
Quadrienal 2017/2018/2019/2020 | 5 | Avaliação 2021 |
Quadrienal 2013/2014/2015/2016 | 4 | Avaliação 2017 |
Trienal 2010/2011/2012 | 4 | Avaliação 2013 |
Trienal 2007/2008/2009 | 5 | Avaliação 2010 |
Trienal 2004/2005/2006 | 4 | Avaliação 2007 |
Trienal 2001/2002/2003 | 3 | Avaliação 2004 |
Trienal 1998/1999/2000 | 3 | Avaliação 2001 |
PLANEJAMENTO FUTURO
Considerando a missão do PPG-OFT/ORL/CCP de formar mestres e doutores de extrema qualidade, capazes de desempenhar com autonomia funções docentes e de pesquisa, com produção científica inovadora, de reconhecimento nacional e internacional, que explore as fronteiras do conhecimento e que apresente grande potencial de aplicação e reconhecimento nacional e internacional, e que esteja atentas às necessidades da sociedade, (https://www.fmrp.usp.br/wp-content/uploads/sites/356/2025/02/PROJETO-ACADEMICO-INSTITUCIONAL_2023_2027_FINAL_REVISADO.pdf), adotamos as seguintes metas para o nosso Planejamento Estratégico. Descreveremos não apenas o Planejamento, mas também as estratégias que temos adotado para atingirmos as metas propostas.
- Buscar ou consolidar parcerias nacionais e internacionais, com grupos de pesquisas que tragam sinergias com nossas linhas e projetos de pesquisa, e que possibilitem a produção de conhecimento científico inovador e de alta relevância para a comunidade científica e para a sociedade. Exemplos dentro do nosso PPG estão as parcerias firmadas com grupos nacionais, como o grupo da Virologia (Prof. Eurico Arruda Neto), Farmacologia (Prof. Fernando Queiroz Cunha), Imunologia (Prof. Paulo Louzada Junior) e Alergologia (Profa. Luiza Karla Arruda) da FMRP-USP, do laboratório de Ciências Farmacêuticas da UFMG (Professor Armando Cunha), do Laboratório de Cirurgia Oral e Patologia da UFMG (Professora Carolina Cavalieri Gomes), da Faculdade de Farmácia da USP-RP (Professora Dra. Renata Fonseca Vianna Lopez) e Engenharia de Materiais Vítreos da UFSCAR (Professores Oscar Peitl e Marcello Andreeta), Profa. Dra. Monica Alves, (FCM, Unicamp, Campinas, SP). Além das parcerias nacionais, vale destacar as parcerias com pesquisadores internacionais, como Universidade de Salamanca na Espanha, as Universidades do Porto e do Minho em Portugal, Professora Justine Smith ( Flinders University, Austrália), Professor Carlos Gustavo de Moraes (Columbia University – New York, NY, EUA), Prof. Cintia Sade de Paiva (Baylor College of Medicine, Houston, TX, EUA), Prof. William Daniel Stamer (Duke University), Prof. Martin Desrosiers (Université de Montréal, Canadá), Dr. John A. Chiorini do National Institute of Dental Craniofacial Research (NIDCR/NIH) em Bethesda, MD, EUA, e a Profa. Zélia Maria da Silva Correa, do Bascom Palmer Eye Institute (University of Miami Health System). A consolidação de parcerias internas tem sido feita graças à procura recíproca estimulada pela Comissão de Pesquisa da FMRP-USP nos últimos anos, mediada por reuniões científicas frequentes para esta finalidade. Externamente, a consolidação de parcerias tem se dado graças a colaboração científica, ao intercâmbio de alunos e docentes para o exterior, além da troca de experiência através da disciplina ROO5748 Research and Innovations in Ophthalmology, Otorhinolaryngology, and Head and Neck Surgery.
- Melhoria da qualidade técnica dos projetos de pesquisa: além das parcerias nacionais e internacionais, que agregam expertise no processo de desenvolvimento de projetos, temos implementado formas de acompanhar os alunos de modo periódico e mais próximo (como os simpósios da Pós-graduação e Research Day), com envolvimento não só do(a) orientador(a), mas como também de pesquisadores externos ao projeto e até ao programa. Quanto à divulgação científica, temos tradicionalmente esbarrado na divulgação em revistas altamente específicas, que geralmente apresentam menor representatividade, e consequente menor fator de impacto. Temos tentado melhorar esse ponto com pesquisas com a participação de docentes de outras áreas (básicas e clínicas, com respectivamente pesquisas translacionais e multidisciplinares) e de outras instituições, aumentando o impacto das nossas pesquisas. Apesar da publicação em revistas variável nível de fator de impacto, um número significativo das nossas publicações têm expressivo índice de citação, o que evidencia a importância das pesquisas executadas no programa para o público de pesquisadores correlatos.
- Melhoria de acesso a equipamentos de ponta, dentro de um parque multiusuários: A Comissão de Pesquisa, juntamente com a direção da faculdade, tem organizado e consolidado o parque de equipamentos multiusuários na Instituição, de forma a tornar acessível o uso de ferramentas mais robustas e de ponta para execução de pesquisas básicas e translacionais. O nosso PPG também tem contribuído na construção deste parque de equipamentos multiusuários, como a aquisição de um RT-PCR e o aparelho de campo visual computadorizado (http://roo.fmrp.usp.br/laboratorio-de-ciencias-virtuais/).
- Melhoria na divulgação das ações realizadas pelo PPG-OFT/ORL/CCP: Em 2020, atualizamos o website do PPG para melhor navegabilidade e incorporação de conteúdo. Neste mesmo ano, criamos uma página nas principais redes sociais (Instagram e Facebook) para divulgar as atividades do programa. A atualização das mídias sociais e site do PPG tem sido feita pela secretária Luciana Campanini e pelo técnico de informática que presta consultoria ao Departamento, Sr. Ricardo Perussi. Além de aumentar a visibilidade, essas ações visam facilitar a comunicação entre o PPG e possíveis interessados, e despertar o interesse de potenciais alunos a ingressarem na pós-graduação.
- Captação de mais alunos para a pós-graduação: Nos últimos anos, temos notado um crescente desinteresse de pessoas a ingressarem na pós-graduação, especialmente alunos médicos. Para aumentar a divulgação de nossas atividades e busca de alunos com perfil de excelência e vocação acadêmica, temos reforçado a importância de continuar na formação acadêmica, estimulando tanto alunos de iniciação científica como o de médicos residentes a permanecerem na pós-graduação. A Divisão de Otorrinolaringologia, desde 2011, tem instituído o Trabalho de Conclusão de Curso obrigatório para a conclusão da residência médica, mediante a execução de trabalhos científicos de boa qualidade ao longo dos três anos de formação latu sensu. Da mesma forma, o curso de Fonoaudiologia exige a entrega de um trabalho de conclusão de curso durante a graduação. Tais ações têm surtido benéficos efeitos no PPG, pois muitos médicos residentes e alunos da fonoaudiologia dão continuidade a seus projetos na pós-graduação. Além disso, mudanças em nosso regimento permitiram que médicos residentes que se destacam na produção científica pudessem cursar, concomitantemente a sua especialização em oftalmologia e otorrinolaringologia, mestrado ou doutorado em nosso PPG.
- Melhoria de Apoio Técnico à Produção de Trabalhos Científicos: tanto o PPG como a Instituição têm ampliado o apoio técnico à análise de dados, escrita científica e apoio financeiro às publicações. Dentre essas iniciativas, podemos citar a implementação do serviço de bioestatística pela comissão de pesquisa desde 2019, o auxílio estatístico e de informática de nosso técnico especializado de laboratório, Dr. Denny Marcos), fornecimento institucional de ferramentas de verificação ortográfica em inglês (Grammarly e Trinka) e de designer gráfico (Dr. Hermes Prado Jr). Em paralelo, a Fundação de Amparo à Pesquisa, Ensino e Assistência do HCRP ampliou o fundo destinado a publicações (atualmente R$ 5.600). https://www.faepa.br/Download/ProgramaAuxilio/Programa_Auxilios_FAEPA.pdf
- Uso do software REDCap em ensaios clínicos e investigação translacional. O REDCap é um software de captura de dados eletrônicos e que permite otimizar a metodologia de fluxo de trabalho em ensaios clínicos e translacionais. A FMRP-USP apresentaria parceria com a Universidade de Vanderbilt, desenvolvedora do software, e vem oferecendo constantes treinamentos aos nossos docentes, técnicos de laboratórios e alunos de pós-graduação para utilização desse software. O PPG conta com a assistência direta do técnico em informática Ricardo Perussi, responsável pelo gerenciamento dessa plataforma na FMRP-USP.
- Atualização do conteúdo curricular do PPG: Em virtude das constantes mudanças das necessidades de conhecimento técnico e científico em nossa área, estamos vigilantes quanto às atuais demandas dentro do nosso programa. Além da constante revisão das disciplinas realizadas pelos respectivos coordenadores, temos instituído uma avaliação estruturada para os discentes e docentes, para que consigamos manter as demandas atualizadas e supridas de modo mais dinâmico.
- Reuniões Estratégicas para o programa: desde 2020, os membros da CCP têm se reunido mensalmente, tanto para reuniões deliberativas como também para discussões estratégicas, buscando a melhoria constante do programa.
- Aumentar nucleação e solidariedade. Uma parcela significativa (60%) de nossos egressos está atualmente inserida em atividades de ensino e/ou pesquisa (66% dos doutores egressos, 49% dos mestres egressos) , embora haja ainda um amplo espaço de crescimento. A maior parte da nucleação tem acontecido em atividades ligadas predominantemente ao ensino e assistência, de modo que acreditamos ser importante fortalecer a nucleação de grupos de pesquisa nas respectivas áreas. O PPG visa reforçar cooperação e convênios com as instituições ou laboratórios de pesquisa onde se encontram tais egressos, para que sejam consolidadas e fortalecidas a nucleação desses centros. Durante o quadriênio, tivemos várias reuniões sobre possíveis parcerias com outras instituições do Norte e Nordeste para MINTER/DINTER, mas que por questões diversas não foram consolidadas até o final do quadriênio. Ao longo do próximo ciclo, o PPG tem como objetivo criar parcerias com instituições através de MINTER / DINTER para atingir esse objetivo, além de estimular estudos multicêntricos, coordenados por docentes do programa, mas com a participação de egressos nas suas respectivas instituições.
- Fortalecer a estrutura multiusuário da Instituição – Com o objetivo de aumentar a integração entre os laboratórios da própria FMRP, temos estimulado a utilização dos Laboratórios Multiusuários, tanto na aquisição de equipamentos e abertura de uso à toda instituição, assim como usufruirmos dos equipamentos disponibilizados de outros departamentos. O uso compartilhado tem auxiliado no intercâmbio de conhecimento de áreas de atuação de colegas da instituição, favorecendo a ocorrência de pesquisas interdepartamentais.
- Captação de recursos financeiros – Os docentes do programa têm conseguido apoios substanciais como projetos temáticos da FAPESP, Universal CNPq, financiamentos externos como o PRONON, instituições de fomento internacionais e de parcerias envolvendo o setor privado em projetos envolvendo pós-graduandos no desenvolvimento tecnológico. Tais financiamentos, além daqueles obtidos pelas agências de fomento usuais, serão importantes para a manutenção dessas pesquisas do programa nos próximos anos.
- [;en]Considering the mission of the PPG-OFT/ORL/CCP to train high-quality masters and doctors, capable of autonomously performing teaching and research functions, with innovative scientific production, nationally and internationally recognized, that explores the frontiers of knowledge and that presents great potential for application and national and international recognition, and that is attentive to the needs of society, (https://www.fmrp.usp.br/wp-content/uploads/sites/356/2025/02/PROJETO-ACADEMICO-INSTITUCIONAL_2023_2027_FINAL_REVISADO.pdf), we have adopted the following goals for our Strategic Planning. We will describe not only the Planning, but also the strategies we have adopted to achieve the proposed goals.
a. Seek or consolidate national and international partnerships, with research groups that bring synergies with our research lines and projects, and that enable the production of innovative scientific knowledge of high relevance to the scientific community and society. Examples within our PPG are the partnerships established with national groups, such as the Virology group (Prof. Eurico Arruda Neto), Pharmacology (Prof. Fernando Queiroz Cunha), Immunology (Prof. Paulo Louzada Junior) and Allergology (Prof. Luiza Karla Arruda) of FMRP-USP, the Pharmaceutical Sciences laboratory of UFMG (Professor Armando Cunha), the Oral Surgery and Pathology Laboratory of UFMG (Professor Carolina Cavalieri Gomes), the School of Pharmacy of USP-RP (Professor Dr. Renata Fonseca Vianna Lopez) and Vitreous Materials Engineering of UFSCAR (Professors Oscar Peitl and Marcello Andreeta), Prof. Dr. Monica Alves, (FCM, Unicamp, Campinas, SP). In addition to national partnerships, it is worth highlighting partnerships with international researchers, such as the University of Salamanca in Spain, the Universities of Porto and Minho in Portugal, Professor Justine Smith (Flinders University, Australia), Professor Carlos Gustavo de Moraes (Columbia University – New York, NY, USA), Prof. Cintia Sade de Paiva (Baylor College of Medicine, Houston, TX, USA), Prof. William Daniel Stamer (Duke University), Prof. Martin Desrosiers (Université de Montréal, Canada), Dr. John A. Chiorini from the National Institute of Dental Craniofacial Research (NIDCR/NIH) in Bethesda, MD, USA, and Prof. Zélia Maria da Silva Correa from the Bascom Palmer Eye Institute (University of Miami Health System). The consolidation of internal partnerships has been achieved thanks to the reciprocal search encouraged by the FMRP-USP Research Committee in recent years, mediated by frequent scientific meetings for this purpose. Externally, the consolidation of partnerships has been possible thanks to scientific collaboration, the exchange of students and faculty abroad, in addition to the exchange of experience through the discipline ROO5748 Research and Innovations in Ophthalmology, Otorhinolaryngology, and Head and Neck Surgery.
b. Improvement of the technical quality of research projects: in addition to national and international partnerships, which add expertise in the project development process, we have implemented ways to periodically and more closely monitor students (such as the Postgraduate symposiums and Research Day), with the involvement not only of the advisor, but also of researchers external to the project and even the program. As for scientific dissemination, we have traditionally been hindered by dissemination in highly specific journals, which generally have less representation and consequently a lower impact factor. We have tried to improve this point with research involving the participation of faculty from other areas (basic and clinical, with translational and multidisciplinary research respectively) and from other institutions, increasing the impact of our research. Despite publications in journals with varying impact factor levels, a significant number of our publications have a significant citation rate, which highlights the importance of the research carried out in the program for the public of related researchers.
c. Improved access to cutting-edge equipment within a multi-user park: The Research Committee, together with the faculty management, has organized and consolidated the multi-user equipment park at the Institution, in order to make the use of more robust and cutting-edge tools accessible for carrying out basic and translational research. Our PPG has also contributed to the construction of this multi-user equipment park, such as the acquisition of an RT-PCR and the computerized visual field device (http://roo.fmrp.usp.br/laboratorio-de-ciencias-virtuais/).
d. Improving the dissemination of actions carried out by the PPG-OFT/ORL/CCP: In 2020, we updated the PPG website for better navigation and content incorporation. In the same year, we created a page on the main social networks (Instagram and Facebook) to publicize the program’s activities. The PPG’s social media and website have been updated by Secretary Luciana Campanini and the IT technician who provides consultancy to the Department, Mr. Ricardo Perussi. In addition to increasing visibility, these actions aim to facilitate communication between the PPG and potential interested parties, and to arouse the interest of potential students in enrolling in postgraduate studies.
e. Recruiting more students for postgraduate studies: In recent years, we have noticed a growing lack of interest in enrolling in postgraduate studies, especially medical students. To increase the dissemination of our activities and the search for students with an excellent profile and academic vocation, we have reinforced the importance of continuing academic training, encouraging both scientific initiation students and medical residents to remain in postgraduate studies. Since 2011, the Otorhinolaryngology Division has instituted a mandatory Final Course Project for completion of medical residency, through the execution of high-quality scientific works throughout the three years of latu sensu training. Likewise, the Speech Therapy course requires the submission of a final course project during the undergraduate course. These actions have had beneficial effects on the PPG, as many resident physicians and speech therapy students continue their projects in postgraduate studies. In addition, changes in our regulations have allowed resident physicians who stand out in scientific production to pursue a master’s or doctorate degree in our PPG at the same time as their specialization in ophthalmology and otorhinolaryngology.
f. Improvement of Technical Support for the Production of Scientific Works: both the PPG and the Institution have expanded technical support for data analysis, scientific writing and financial support for publications. These initiatives include the implementation of the biostatistics service by the research committee since 2019, the statistical and IT assistance provided by our specialized laboratory technician, Dr. Denny Marcos, the institutional provision of English spelling checker tools (Grammarly and Trinka) and a graphic designer (Dr. Hermes Prado Jr). In parallel, the HCRP Research, Teaching and Assistance Support Foundation increased the fund allocated to publications (currently R$5,600). https://www.faepa.br/Download/ProgramaAuxilio/Programa_Auxilios_FAEPA.pdf
g. Use of REDCap software in clinical trials and translational research. REDCap is an electronic data capture software that allows optimizing the workflow methodology in clinical and translational trials. FMRP-USP would partner with Vanderbilt University, the software developer, and has been offering ongoing training to our faculty, laboratory technicians, and graduate students on how to use this software. The PPG has the direct assistance of IT technician Ricardo Perussi, who is responsible for managing this platform at FMRP-USP.
h. Updating the PPG’s curriculum content: Due to the constant changes in the needs for technical and scientific knowledge in our area, we are vigilant about the current demands within our program. In addition to the constant review of the disciplines taught by the respective coordinators, we have instituted a structured assessment for students and faculty, so that we can keep the demands updated and met in a more dynamic manner.
i. Strategic meetings for the program: since 2020, the members of the CCP have been meeting monthly, both for deliberative meetings and also for strategic discussions, seeking constant improvement of the program.
j. Increase nucleation and solidarity. A significant portion (60%) of our graduates are currently involved in teaching and/or research activities (66% of PhD graduates, 49% of Masters graduates), although there is still ample room for growth. Most of the nucleation has occurred in activities predominantly linked to teaching and assistance, so we believe it is important to strengthen the nucleation of research groups in the respective areas. The PPG aims to strengthen cooperation and agreements with the institutions or research laboratories where these graduates are located, so that the nucleation of these centers can be consolidated and strengthened. During the four-year period, we had several meetings about possible partnerships with other institutions in the North and Northeast for MINTER/DINTER, but for various reasons they were not consolidated by the end of the four-year period. Over the next cycle, the PPG aims to create partnerships with institutions through MINTER/DINTER to achieve this goal, in addition to encouraging multicenter studies, coordinated by program faculty members, but with the participation of graduates from their respective institutions.
k) Strengthening the Institution’s multiuser structure – With the aim of increasing integration between FMRP’s own laboratories, we have encouraged the use of Multiuser Laboratories, both in the acquisition of equipment and opening it for use by the entire institution, as well as making use of equipment made available by other departments. Shared use has helped in the exchange of knowledge in the areas of activity of colleagues at the institution, favoring the occurrence of interdepartmental research.
l) Obtaining financial resources – Program faculty members have obtained substantial support such as thematic projects from FAPESP, Universal CNPq, external funding such as PRONON, international development institutions and partnerships involving the private sector in projects involving postgraduate students in technological development. Such funding, in addition to that obtained from the usual funding agencies, will be important for maintaining the program’s research in the coming years.